Dia 02 - Passeio de Quadriciclo



*** Dia 02 ***
Passeio de Quadriciclo

Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2022

Na segunda, dia 14 de fevereiro, tomamos café na pousada e fomos alugar um quadriciclo pra percorrer as praias de SMG e começar a descobrir o que a gente queria ver e onde a gente queria ficar... Foi muito louco... o Marcelo foi dirigindo pelas praias, percorremos todas as quatro praias de SMG, desde a Praia da Ponta do Cristo, passando pela Praia de Cardeiro, Praia da Xêpa e Praia do Maceió... pense numa imensidão de areia... 

Explicaram pra gente que as areias das praias estão tão extensas porque o mar está se retraíndo, ao contrário da maior parte da costa brasileira que está avançando... Mas existe uma lei estadual que não permite quiosques e barracas nas praias, o que é um banho de água fria pro turista, porque não existe nenhuma estrutura para você ficar numa praia dessas... São praias enormes, simplesmente desertas... não tem o que fazer... 

Mas vamos lá, porque comigo não tem tempo ruim... rsrsrs... apesar de ser muito difícil para o turista recém-chegado saber qual praia é qual, vou tentar fazer um resumo das quatro praias do centro que já mencionei... Abaixo, vou postar alguns vídeos... o primeiro foi bem na ponta da Praia do Santo Cristo, onde o Marcelo fez uma parada para se entender com o quadriciclo... o segundo passando pela Praia do Cardeiro, dá pra perceber bem a imensa extensão de areia das praias de SMG.


Parada básica pra se entender com o quadriciclo


Só no sorrisão!!!

Começamos nosso passeio de quadriciclo pela Praia do Santo Cristo que é a primeira praia pra quem vem da BR 101, antes de chegar ao centrinho de SMG e dista uns 20 km do centro. É famosa por suas areias brancas e brilhantes e suas águas cristalinas e é considerada o melhor lugar para praticar kitesurf e windsurf, pois possui a maior incidência de ventos mais fortes. 

Na ponta da Praia do Santo Cristo você consegue encontrar alguns barzinhos e restaurantes, mas não são como os tradicionais pé-na-areia... mas é bem gostoso pra curtir um tempinho, como o Jack Sparrow que é um dos mais famosos bares de SMG e do qual vou falar na página do 4. dia quando fomos conhecer o bar.


Praia de Santo Cristo

A segunda praia que percorremos foi a Praia do Cardeiro, uma praia tranquila, com águas cristalinas e calmas e com uma longa faixa de areia. É famosa por uma lagoa de água doce na própria faixa de areia, que acaba se unindo às águas salgadas na época de chuva. E também por ter um balanço com o nome da cidade, mas pra ser sincera não chegamos a ver. Ela pode ser acessada a pé a partir do centro, com apenas 10 minutinhos de caminhada para os mais corajosos de enfrentar o sol quente e as areias escaldantes. 

Li em alguma postagem na internet que ela pode ser visitada até em períodos de maré alta, já que é protegida por arrecifes. O único cuidado que deve se tomar é com essas pedras, que podem ficar escondidas quando o mar está mais alto. Já na maré baixa, tais formações proporcionam o aparecimento de incríveis piscinas naturais. 

Praia do Cardeiro

Lagoa da Praia do Cardeiro

Achei mais um vídeo que fiz do passeio de quadriciclo. Este vídeo eu fiz em uma chamada do whastapp com o Stefano, mas ele ficou bem engraçado e foi bem no trechinho entre a Praia do Cardeiro e a Praia da Xêpa, que é a praia do centrinho de SMG.


Abaixo, mais algumas fotos que eu tirei, nem sei como, durante o passeio de quadriciclo... Eu realmente fiquei abismada com a imensidão da faixa de areia das praias de SMG e confesso que um tanto decepcionada porque não existe a mais remota possibilidade dos turistas aproveitarem a praia no melhor estilo "guarda-sol, cadeira e cooler"... 

A única chance aqui é dar uma parada com o quadriciclo perto do mar e aproveitar pra dar um mergulho, mas até isso é complicado por conta do vento que leva tudo embora... kkkkk boné, canga, sacola, tudo ganha asas e sai voando... kkkk nossas mochilas estavam bem presas no capô, senão já era!!!

Isso foi divertido!!!
Não me conformo com esse mundo de areia
E o sol, de rachar mamona!!!
Quase grampeei o boné na cabeça...

Continuando nosso passeio, a próxima era a Praia da Xêpa, que é a principal praia urbana de SMG, já que se localiza no coração do centro turístico. E é também a mais badalada, porque é onde você encontra a maior quantidade de restaurantes, bares, lojinhas e opções de hospedagem... e é também onde acontece o agito das noites de SMG

O interessante é que a própria prefeitura disponibilizou um local nesta praia para realizar todas os eventos que acontecem na cidade, como o famoso Ano Novo e o Carnaval, que ficam lotados de um jeito surreal, segundo comentários...

Mas, o que desperta muita curiosidade é em relação ao nome dessa praia. Resumindo, o nome surgiu porque durante a Segunda Guerra Mundial, o exército brasileiro se instalou neste lugar de forma ostensiva. E dizem que, na hora do almoço, a alimentação era distribuída aos soldados exatamente onde é hoje a praia. Por alguma questão desconhecida, esses soldados chamavam esse momento de “hora da Xêpa”. Daí surgiu o nome de Praia da Xêpa.

Praia da Xêpa

E a última praia do passeio foi a Praia do Maceió que é a última praia urbana que você irá encontrar em São Miguel do Gostoso. Ainda com boas opções de hospedagens e alimentação, possui uma circulação turística menor, então é a escolha certa para quem prefere mais tranquilidade. Tem um mar tranquilo, a mesma extensão de areia enorme, areias branquíssimas e uma paisagem charmosa, com várias pousadas pé-de-areia, incluindo a nossa!!! É uma das melhores para praticar mergulho, especialmente com crianças. 
 
Essa foto é da nossa pousada, a Arte do Velejo, que fica meio escondida atrás deste banco de areia, mas que foi bem gostosa, curtimos bastante!!


Praia de Maceió

Aqui preciso fazer um aparte na narrativa da viagem pra falar sobre a única praia que não conhecemos em SMG... infelizmente não consegui convencer o Marcelo a ir até lá... a bem da verdade nem eu estava muito entusiasmada, porque vendo um pouco as referências sobre as atrações da praia na internet percebemos que era só um farol no meio da Praia do Marco e com aquela imensidão de areia até perder de vista... 


Praia do Marco

A Praia do Marco é a mais distante do centro de São Miguel do Gostoso, a cerca de 1h de carro, e praticamente deserta.

Atenção para não confundir a Praia do Marco que fica para o norte, depois da Praia de Tourinhos, com o Marco Zero da BR 101 que fica entre SMG e Touros. Observe no mapa abaixo que a Praia do Marco é para o norte e o Marco Zero da BR 101 é para o sul, no caminho para Touros.


Mapa de Localização das Praias

Além da beleza, a praia possui importância histórica, pois é por lá que se especula que uma das primeiras expedições portuguesas ocorreu, por volta do ano de 1501. Poucos sabem, mas a Praia do Marco disputa com Porto Seguro o título de primeiro ponto de parada dos navegadores portugueses, e isso até faz sentido já que o RN é um ponto mais próximo da Europa do que a BA, levando em consideração a travessia do Atlântico.

Por conta disso, abriga um monumento em homenagem ao descobrimento do Brasil, pois segundo historiadores, a expedição de Gaspar de Lemos, comandante de um dos navios de Pedro Álvares Cabral, ancorou no local em 7 de agosto de 1501 e muitos acreditam que foi lá, em São Miguel do Gostoso, o verdadeiro primeiro marco colonial do Brasil. 

Hoje, quem chega à praia encontra uma réplica do monumento, pois o original foi levado para a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, em 1976. Junto ao Monumento ao Descobrimento existe uma singela capela, chamada Nossa Senhora dos Navegantes

Monumento ao Descobrimento e a
Capela Nossa Senhora dos Navegantes

A praia não possui infraestrutura turística, é bastante rústica e na orla se encontram poucas cabanas de palha que apoiam os pescadores, que tem suas casas de barro enfeitando a orla. A praia é simplesmente deserta e tem um pôr do sol espetacular.

Voltando para o nosso roteiro por SMG... depois de uns 50 minutos de passeio de quadriciclo, voltamos e devolvemos pra locadora. 

Pegamos a Duster e fomos para a Praia de Tourinhos de novo, porque lá pelo menos tem alguns barzinhos pé de areia... Dessa vez ficamos na Barraca do Carlinhos, muito boa!!!! Bem mais simples que o Bora Bora, mas bem ajeitada, com espreguiçadeira, mesinhas e cadeiras a vontade, um atendimento simpático, e uma comidinha bem caprichada... comemos um bolinho de macaxeira com camarão que estava delicioso... e camarão alho e óleo também, porque eu não sou obrigada, vou só comer camarão, todos os dias!!! kkkk 

Voltamos pra pousada, ficamos na piscina, pedimos uma caipiroska de siriguela e that´s it!!! 

A noite fomos experimentar a choperia artesanal BeerHouse Gostoso que nos indicaram... lá na Rua da Xêpa, a principal do centrinho de SMG. Sinceramente, não gostamos... você escolhe entre 6 tipos de chopp absurdamente caros e não tem necas de pitibiribas para acompanhar, só umas castanhas bem gostosas por sinal... mas o chopp... naummmmmm horrível!!! O meu tinha gosto de limão e o do Marcelo, gosto de xixi de cadáver... kkkk Ficamos 5 minutos e asta la vista, baby!!!! 


Descemos a Rua da Xêpa pra conhecer e ver se achávamos algum restaurante legal... vamos lá, esse centrinho é bem curtinho, tipo duas quadras... as poucas lojas e os restaurantes são bem charmosos, mas os restaurantes não muito a nossa cara... sabe aquele lance de culinária gourmet de chef, que inventam aqueles pratos super sofisticados mas que é só pra gringo ver? Tipo Filé Estriado de Salmão Recém Nascido ao Molho de Carambola com toque de Brunelo de Montalcino acompanhado de purê de giló com alho e arroz selvagem. Jisuizzzzz.... não gosto disso não... sou simples, gosto de um bom filé de peixe grelhado na manteiga com alcaparras, legumes salteado e qualquer outra coisa acompanhando... 


Um dos restaurantes mais lindos...
... e uma área pra passear e curtir!!

Larga esse cigarro, meu amor!!!

Super bucólico, mas restaurantes trés chics!!!

Enfim, demos uma volta, entramos numa lojinha de cachaça pra comprar umas miniaturas de bebidas pra nossa coleção, o Marcelo aproveitou pra comprar uma pimenta brava... e a atendente da loja, super simpática, nos contou sobre a origem do nome de São Miguel do Gostoso... O nome Gostoso vem de um vendedor ambulante que vivia na localidade e que, por viajar frequentemente, era considerado um homem bem informado e que sempre trazia notícias de outras regiões. Era comum que os outros habitantes do povoado aguardassem ansiosamente sua chegada para se atualizar das novidades e ouvir suas histórias, sempre acompanhadas de uma risada contagiante e... gostosa. E foi justamente por causa de seu riso característico que o famoso vendedor ficou conhecido por “Seu Gostoso”. Rapidamente, o nome se espalhou e passou a denominar o novo povoamento. Em 1899, Miguel Félix Martins, um dos primeiros moradores da região, inaugurou uma igreja para pagar uma promessa a São Miguel, que passou a ser o padroeiro da comunidade. Com a igreja erguida e a devoção ao santo padroeiro, o povoado foi sendo chamado, naturalmente, de São Miguel do Gostoso.

Desistimos do centrinho e fomos comer no Trapiche, um restaurante rústico mas bem transado que fica na Avenida dos Arrecifes... a atendente uma simpatia nos convenceu a provar a moqueca de peixe e camarão de lá, pra gente tirar o trauma da moqueca no prato do Bambuareca... realmente, bem melhor!!! Saímos de lá rolando... rsrsrsr Voltamos pra pousada e demorou pouco pros dois capotarem... sol, cerveja e moqueca... receita infalível pra um sono profundo!!! kkkk

Um dos restaurantes mais lindos...


A moqueca do Trapiche





É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site,
dos textos e imagens disponíveis sem autorização por escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário